Results for 'Sueli Soares dos Santos Batista'

994 found
Order:
  1.  25
    Sodomitas “de cor” e inquisição portuguesa: perseguições aos nefandos no novo mundo durante o século XVII.Cristiane Batista Da Silva Santos & Daniana Oliveira Bispo - 2017 - Odeere 1 (2).
    Com este breve artigo, prendemos fazer um estudo sobre os Sodomitas “de cor” perseguidos pela Inquisição Portuguesa na Bahia do século XVII. Inicialmente, faz-se uma reflexão sobre a Sodomia, delito contra a fé católica, crime que estava sob a alçada do Tribunal do Santo Ofício e que fora praticado pelos negros escravizados e a partir dos documentos inquisitoriais, discorremos sobre a trajetória dos desviantes: o cativo lisboeta Jeronimo Soares, que fora acusado de sodomita e “alcoviteiro” e o mulato ator (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  21
    Ainda assim, a docência.Lorene Dos Santos, Admir Soares de Almeida Júnior & José Ângelo Gariglio - 2021 - Educação E Filosofia 35 (74):679-717.
    Ainda assim, a docência... Experiências formativas e reafirmação da escolha pelo magistério Resumo: Este artigo relata os achados de uma pesquisa que buscou identificar e compreender quais experiências formativas vividas por estudantes bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) atua de forma a potencializar os processos de socialização profissional que ratificam a escolha inicial pela docência. O estudo é de caráter qualitativo e valeu-se do grupo focal como técnica de produção de dados. A pesquisa foi realizada (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Cidade Educadora e Escola Cidadã na Cidade Contemporânea.Fernando de Assis dos Santos & Maria Lucia de Amorim Soares - 2009 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 11 (2).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  59
    Inclusão e a difícil arte de amar o que (não) se vê.Sueli Souza dos Santos - 2007 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 25 (25):35-48.
    Este artigo é resultado de um pequeno recorte da investigação em andamento de minha tese de doutorado em Educação na UFRGS. Trata sobre as questões de inclusão, linguagem e subjetividade de cegos. Fundamenta-se na Psicanálise de Freud e Lacan, desenvolvendo os conceitos de narcisismo, o Outro e a pu..
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  36
    Resenhas v. 4 n. 7.João Batista Libanio, Suzana dos Santos Gomes & Paulo Agostinho Nogueira Baptista - 2005 - Horizonte 4 (7):167-185.
    EUVÉ, François. Science, foi, sagesse . Faut-il parler de convergence? João Batista Libanio MUTSCHLER, Hans-Dieter. Physik und religion . Perspektiven und Grenzen eines Dialogs. João Batista Libanio RIEGER, Joerg. Remember the poor . The callenge to theology in the twenty-first century. João Batista Libanio RIBEIRO, Fernando. Os Incas . As plantas do poder e um tribunal espanhol. João Batista Libanio SOUZA, Alberto de Mello e (Org.). Dimensões da avaliação educacional . Suzana dos Santos Gomes BOFF, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Automatic proofs for theorems on predicate calculus.Sueli Mendes dos Santos - 1972 - [Rio de Janeiro,: Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro]. Edited by Marilia Rosa Millan.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  45
    Inclusão: pontos cegos de um discurso pedagógico.Sueli Souza dos Santos - 2005 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 22 (22):41-50.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  6
    Norberto Bobbio: O Existencialismo Na Perspectiva Do Decadentismo Sartriano.Tiago Soares dos Santos & Reginaldo Cesar Pinheiro - 2022 - Revista Dialectus 27 (27):75-89.
    Este trabalho analisa e o decadentismo bobbiano dialogando-o com existencialismo sartriano. As duas grandes guerras mundiais ocorridas na Europa impactaram significativamente os campos da política, da economia e da cultura europeia. A crise foi vivida pela elite como uma decadência. A crise da filosofia ou filosofia da crise resultou no surgimento do decadentismo, que se constitui em um movimento existencialista que propôs a reflexão sobre a experiência humana no mundo. Amparado no existencialismo proposto por Kierkegaard, Heidegger e Jaspers o decadentismo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  10
    A estética dos extremos: notas sobre a relação entre a arte rupestre e a reprodutibilidade técnica em Theodor Adorno.Jéverton Soares dos Santos & Robson da Rosa Almeida - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 14 (2):427-452.
    O artigo propõe uma aproximação entre dois campos de pesquisa distintos, mas com notórias afinidades eletivas: o campo da arqueologia e o da estética filosófica. Pretende-se saber de que modo, no interior do pensamento dialético de Adorno, articulam-se os conceitos de pré-história e proto-história, tendo como fio condutor a temática da arte rupestre e a sua contrapartida moderna, isto é, a reprodutibilidade técnica. Tal aproximação tem como ponto de partida um instigante parágrafo da obra póstuma de Adorno, “Ästhetische Theorie”, presente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  35
    Teologia política E utopia social: Apontamentos sobre a concepção messiânica de justiça de Walter Benjamin.Jéverton Soares dos Santos - 2015 - Cadernos Do Pet Filosofia 6 (12):45-67.
    Partindo de premissas teóricas totalmente diferentes e até incompatíveis Jacques Derrida e Axel Honneth chegam a uma conclusão bastante semelhante sobre o significado político do messianismo de Walter Benjamin: trata-se de uma tentativa de fundamentar uma forma terrorista de ação política. Não estou seguro que essa seja a melhor interpretação do significado político do messianismo de Benjamin, ainda que não negue que em diversas passagens dos escritos do autor a impressão que fica é exatamente essa. Como alternativa hermenêutica sugiro cotejar (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  32
    Modulation of Serum Brain-Derived Neurotrophic Factor by a Single Dose of Ayahuasca: Observation From a Randomized Controlled Trial.Raíssa Nóbrega de Almeida, Ana Cecília de Menezes Galvão, Flávia Santos da Silva, Erick Allan dos Santos Silva, Fernanda Palhano-Fontes, João Paulo Maia-de-Oliveira, Lobão-Soares Barros de Araújo, Bruno Lobão-Soares & Nicole Leite Galvão-Coelho - 2019 - Frontiers in Psychology 10.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  12.  12
    A Inclusão Escolar Do Deficiente Na Percepção Do Coordenador Pedagógico.Tiago Fernando Alves de Moura, Paulo César Gomes, Ana Carolina da Silva Barreto & Laís dos Santos Soares - 2018 - Simbio-Logias Revista Eletrônica de Educação Filosofia e Nutrição 10 (14):01-23.
    Although there is broad support in the current Brazilian legislation and many curricular documents published in the last three decades, we still face the challenge of the inclusive education in our classrooms. This is a qualitative research in which we investigate the perception of three school pedagogical coordinators about the inclusion of disabled children in regular classes of Elementary and High School of the schools that self-declared favorable to the Inclusive Education. The results suggest perceptions of Inclusive Education with specific (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  50
    Empathic profile of nursing freshmen.Isabel Amélia Costa Mendes, Maria Auxiliadora Trevizan, Mirella Castelhano Souza, Valtuir Duarte Souza-Junior, Simone de Godoy, Carla Aparecida Arena Ventura & Sara Soares dos Santos - forthcoming - Nursing Ethics:096973301878053.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. O problema do licenciamento de grandes empreendimentos privados em face do direito urbanístico: Análise de um Caso emblemático na periferia da região metropolitana do Rio de janeiro.Alex Ferreira Magalhães, Laura Marques dos Santos Fernandes Alves, Angel Costa Soares & Juliana Leite de Araújo - 2015 - Revista Fides 6 (1).
    O PROBLEMA DO LICENCIAMENTO DE GRANDES EMPREENDIMENTOS PRIVADOS EM FACE DO DIREITO URBANÍSTICO: ANÁLISE DE UM CASO EMBLEMÁTICO NA PERIFERIA DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  12
    Gênero e sexualidade: o poder transformador da educação.Cássia De Lourdes Batista, Camila Dos Santos Vitello & Milena Bastos Da Silva - 2021 - Páginas de Filosofía 10 (1):137-171.
    A sociedade foi construída a partir de relações de poder que trataram de segregar e marginalizar alguns grupos. A escola, coexistindo nesse contexto, pode mover-se para a ruptura das desigualdades. Dessa maneira, viabilizar a temática de gênero e sexualidade no cotidiano escolar colabora com uma educação transformadora, voltada ao respeito, à valorização das inúmeras vivências de gênero e sexualidade e ao combate à violência. Frente à possibilidade de intervenção e sem adotar uma postura ingênua de que a instituição escolar é (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  22
    Ética e bioética no mundo científico: uma revisão integrativa.Edison Vitório de Souza-Júnior, Randson Souza Rosa, Tarcísio Pereira Guedes, Cristiane dos Santos Silva, Daiane Brito Ribeiro, Franciele Soares Balbinote, Débora Fraga de Souza, Raissa Brito Teixeira, Benedito Fernandes da Silva Filho & Namie Okino Sawada - 2020 - Persona y Bioética 24 (2):151-165.
    Ética y bioética en el mundo científico: una revisión integradora de la literaturaEthics and Bioethics in the Scientific World: An Integrative ReviewThis paper studies the reality of ethical and bioethical issues in the scientific world through an integrative literature review of articles included in three databases. Seven terms from the thesaurus Health Sciences Descriptors were used, from which three combinations were elaborated and used in the three databases. After applying inclusion requirements, a total of 18 articles were selected. Certain misconducts, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  61
    Habilidades sociais e adaptação acadêmica: um estudo comparativo em instituições de ensino público e privado.Adriana Benevides Soares, Lincoln Nunes Poubel & Thatiana Valory dos Santos Mello - 2009 - Revista Aletheia 29 (29):213-227.
    Este artigo tem como objetivo estabelecer as relações entre as habilidades sociais e as vivências acadêmicas necessárias à adaptação ao contexto universitário. A pesquisa foi realizada com 200 estudantes do curso de Psicologia de instituições públicas e privadas. Os dois instrumentos utilizados (IHS-Del Prette, 2001 e QVA de Villar, 2003) foram aplicados em conjunto em consonância com as normas do QVA. Os resultados permitem aÞ rmar que os alunos de instituições públicas apresentam melhor adaptação acadêmica do que os de instituições (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  29
    Empathizing and systemizing profiles of Brazilian and Portuguese nursing undergraduates.Mirella Castelhano Souza, Isabel Amélia Costa Mendes, José Carlos Amado Martins, Simone de Godoy, Valtuir Duarte Souza-Junior, Maria Auxiliadora Trevizan, Sara Soares dos Santos, Luís Miguel Nunes de Oliveira, Maria Clara Amado Apóstolo Ventura & Carla Aparecida Arena Ventura - forthcoming - Nursing Ethics:096973301983313.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. O estudo etnográfico como propulsor de ações socioambientais do pibid interdisciplinar - educação ambiental: O plantio de árvores E a semana de meio ambiente na escola do Campo.Tais Batista Santos, Cleiton Geovanne F. Silva, Igor Evangelista, Neila Carla Barreto Peixoto & Silvana do Nascimento Silva - 2016 - Saberes Em Perspectiva 6 (14):67-81.
    O estudo etnográfico permite aos professores uma ampla percepção dos aspectos socioeducacionais que perpassam o contexto escolar, permitindo que se desenvolvam, a partir deste estudo, ações pedagógicas para problematizar conhecimentos socioambientais do contexto local e global. No Pibid Interdisciplinar: Educação Ambiental, o estudo etnográfico foi realizado em uma escola do campo, no interior de Jequié-BA, situada numa zona de mata atlântica. O objetivo desse artigo é apresentar a etnografia como propulsora da realização das ações socioambientais de replantio de árvores e (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  19
    John Locke médico.Antonio Carlos dos Santos & Henrique Batista E. Silva - 2021 - Cadernos Espinosanos 45:15-47.
    The aim of this text is to investigate a little-known aspect of John Locke’s work: the relationship between philosophy and his medical practice. This theme is justified because his philosophical conception is widely known, but his studies in the field of medicine are practically ignored in Brazil. To accomplish this task, the article is divided into threeparts: in the first, we will address the debate on English medical practice in the seventeenth century; in the second, Locke’s penchant for medicine and, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  10
    Pessoas Em Situação de Rua No Brasil: A Relação Entre o Poder Estatal e a (Im)Possibilidade de Acesso a Direitos.Antonio Matheus Sardinha Santos & Sandra Suely Moreira Lurine Guimarães - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 2 (4):124.
    Este artigo discute, de forma interdisciplinar, como é possível, em um Estado Democrático de Direito, existir formas de vida expostas às mais diversas possibilidades de violações de direitos e garantias fundamentais, como as das pessoas em situação de rua no Brasil. O objetivo deste artigo é mostrar como se deu o início do problema das pessoas em situação de rua no país e como o Estado brasileiro enxerga a questão, e a partir disso refletir como o acesso a direitos impede (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  16
    A experiência do mundo: uma visão historiográfica sobre a cidade de Gaza no contexto da materialidade do Mediterr'neo antigo.João Batista Ribeiro Santos - 2012 - Dialogos 16 (3).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  23
    Vozes que constrangem: mal-estar (res)sentidos em interações didáticas em uma cultura escolar do interior da Bahia.Fernanda de Castro Modl, Cristiane Campos Marques, Anderson de Jesus Caire, Marina Santos Soares Pereira & Maria do Alívio Pessoa Caires Pereira - forthcoming - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação.
    Este artigo visa analisar indícios verbo-visuais de episódios de mal-estar enunciados por alunos que integram turmas da modalidade Educação de Jovens Adultos (EJA) em uma escola do interior baiano. Dedicamo-nos, especialmente, a compreender como os sujeitos semiotizam situações de embaraço social vivenciadas em salas de aula e(m) seus (d)efeitos. Como referencial teórico, partimos de pressupostos da Análise Dialógica do Discurso, da Clínica da Atividade e de outras categorias discursivas para lermos, a partir de uma dimensão axiológica, o corpus que é (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  15
    Autobiografia e (res)significação.Yuri Andrei Batista Santos & Vânia Lúcia Menezes Torga - 2020 - Bakhtiniana 15 (2):119-144.
    RESUMO É cada vez mais sensível a grande profusão de distintas formas de narratividade biográfica na sociedade contemporânea. A partir do que apresentam pesquisas em diferentes campos dos estudos em linguagem, faz-se incontestável a heterogenericidade com que diversas formas de narração do eu em diferentes tons de autorreferência têm insurgido numa sociedade altamente midiatizada e globalizada. Nesse entrever, ancorados no edifício teórico da análise dialógica do discurso em confluência com estudos que se debruçam sobre as escritas de si, propomo-nos a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  16
    Movimentos axiológicos e(m) semiotizações de memórias de bem-estar promovidas por uma escola do interior baiano.Fernanda de Castro Modl, Maria do Alívio Pessoa Caires Pereira, Cristiane Campos Marques, Anderson de Jesus Caires & Marina Santos Soares Pereira - forthcoming - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação.
    Este artigo visa analisar modos de axiologizar o bem-estar na escola em enunciados produzidos por alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola municipal do interior baiano. Interessa-nos, especialmente, compreender como os sujeitos semiotizam, em seus enunciados, o que consideram o evento mais marcante de suas experiências ao longo dos anos finais do ensino fundamental e o que isso nos informa sobre os valores ali mobilizados relativos ao papel social e institucional da escola e(m) suas modalidades de convivência (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  14
    Do Nada Ao Vazio: Um Imprescindível Diálogo Sobre o Niilismo Entre Heidegger e a Filosofia Oriental.Eder Soares Santos & Symon Pereira de Morais - 2023 - Revista Dialectus 30 (30):39-59.
    Trata-se de apontar neste artigo que em Heidegger há dois caminhos diferentes para se investigar a questão do niilismo, que não são necessariamente excludentes, mas que por se localizarem em pontos diferentes em relação à sua virada (Kehre) de pensamento, acaba sempre gerando o questionamento de se estamos frente ao mesmo projeto ou não. Procuraremos demarcar a discussão e mostrar que seja tomada como uma empreitada de longo prazo ou não, o niilismo enquanto relacionado ao nada, na visão dos filósofos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  30
    O Estatuto Do Singular: Estratégias e Perspectivas.Maria Luísa Couto Soares, Nuno Venturinha & Gil da Costa Santos (eds.) - 2008 - Lisbon: Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
    O tradicional problema do conhecimento do singular mantém-se hoje em dia: o impasse assinalado por Aristóteles prevalece na maioria das ciências actuais que lidam precisamente com casos particulares, contingentes, imprevisíveis, que escapam ao enquadramento nos modelos categoriais. Este Colóquio sobre O Estatuto do Singular constituiu um desafio para todos aqueles que em diversas áreas filosóficas e científicas se enfrentam com a necessidade de repensar modelos e estratégias aplicáveis ao caso prático, à decisão, à acção, à inovação, à invenção; noções como (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  25
    Angústia do ser e angústia de ser: conceitos psicanalíticos de angústia iluminados por Heidegger/ Anxiety of being and anxiety to be: psychoanalytic concepts of anxiety in the light of Heidegger.Eder Soares Santos - 2013 - Natureza Humana 15 (1).
    Resumo: Este artigo tem por intenção mostrar que o conceito de angústia da psicanálise de Freud consegue avançar apenas na investigação de uma angústia do ser, ou seja, trata da angústia do homem enquanto um ente do mundo. Em contrapartida, procuraremos mostrar que o estudo das angústias impensáveis por parte de Winnicott se preocupa com a questão de como o homem chega a ser um ente no mundo. O resultado da distinção paradigmática entre as duas teorias psicanalíticas para a angústia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  22
    Pressupostos para o não-saber: do niilismo ao desfazimento do eu e a vacuidade em Nishitani.Eder Soares Santos & Symon Pereira de Morais - 2019 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 10 (2):49-62.
    Pretende-se mostrar, a partir do pensamento de Keiji Nishitani, os pressupostos para a discussão sobre o “vazio-saber” e que passa pela questão do niilismo e da vacuidade em sua filosofia. O problema do niilismo em Nishitani, diferente da perspectiva adotada pelos filósofos ocidentais, não está ligada à ideia de que o Eu frente ao Nada perde seus fundamentos e sua existência, deixando de ter sentido. Pelo contrário, é no encontro com o Nada que o homem pode descobrir e entrar em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  4
    Ensinar–Aprender Filosofia Na Escola.Adriany Thatcher Castro Soares, Alexandra Quadro Siqueira & Vera Lúcia Santos Mutti Malaquias - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 16:109-119.
    O presente trabalho analisa o itinerário do ensino de filosofia no Brasil, analisando o percurso da ausência desta disciplina nos currículos escolares, até a recente obrigatoriedade legal, que fundamenta a criação de propostas tais como a do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Abordamos os objetivos e os resultados do programa desenvolvido na Universidade Federal da Bahia (UFBA), contextualizando as ações empreendidas na escola pública, desde 2010, tendo como enfoque o projeto Filosofia na Cozinha.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  17
    “Um vivo demônio capaz de sugerir as maiores desordens”: mulheres bem e mal procedidas em pecados no sul da capitania da Bahia.Cristiane Batista Da Silva Santos - 2019 - Odeere 4 (7):68.
    Pagando por suas alforrias, batizando seus filhos, enterrando seus mortos. Além do trabalhado pesado ainda havia espaço para afetividade, vida sexual, desejos e vontades das mulheres que viviam no sul da capitania. E não faltavam acusações de sodomias, feitiçarias, seduções, bigamias. Este texto é fruto de um projeto de pesquisa em andamento que perscruta mulheres africanas no sul da Bahia e desdobra-se em duas partes de suas vidas no período colonial e imperial, tomando-as não só como objetos de pesquisa, mas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  32. A portabilidade dos planos de assistência privada à saúde: Uma análise sob a perspectiva consumerista.Émerson Antoinne Santos de Araújo & Laura Maria Pessoa Batista Alves - 2013 - Revista Fides 4 (1):68-83.
    A PORTABILIDADE DOS PLANOS DE ASSISTÊNCIA PRIVADA À SAÚDE: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA CONSUMERISTA.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  24
    A Sociedade Romana e sua Política segundo Santo Agostinho.João Batista do Amaral - 2015 - Revista de Teologia 9 (15):71-81.
    The epoch of Augustine is marked by several crises that settled in the Roman society. These crises did not escape from the sharp look of Saint Augustine. He showed how the political action of his contemporaries was something excessively ineffective to answer the wishes of a fair society, integrated by several people and races. This society, that had conquered in history, with mistakes and cleverness, power and glory, booth in the field of science and technology, for itself, the ways that (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  15
    Felicidade, satisfação com a vida e com a democracia no Brasil: 2017/2020.José Antonio Ribeiro de Moura, Everton Rodrigo Santos, Sueli Maria Cabral & Honor de Almeida Neto - 2022 - Aletheia 55 (2):144-166.
    Este artigo tem como objetivo principal investigar a relação existente entre a percepção da felicidade dos brasileiros, sua satisfação com a vida e a satisfação com o regime democrático no período de 2017 a 2020. Nossa hipótese de trabalho postula que o declínio da felicidade e da satisfação com a vida, de uma forma geral, guarda relação de associação com a satisfação com a democracia e suas instituições. Assim, o artigo sugere que felicidade e democracia no Brasil são duas variáveis (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  14
    O Ensino Religioso nos projetos dos colégios fundados pelo protestantismo em Belo Horizonte, MG: um estudo das concepções, práticas e perspectivas.Taciana Brasil dos Santos - 2020 - Horizonte 18 (55):412.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Depuração dos sentidos e ascese no Livro VI do Diálogo sobre a música de Santo Agostinho.Nilo César Batista Silva - 2020 - Sofia 8 (2):145-157.
    RESUMO: o artigo visa propor uma breve reflexão sobre a doutrina das sensações em Santo Agostinho, a partir do Diálogo sobre a música. O De musicaé considerado um grande projeto agostiniano no âmbito das artes liberais resultante de seu magistério de retórica durante sua estadia em Milão. Nele podemos identificar elementos importantes para se pensar uma ‘estética’ agostiniana, com bases nas estruturas mentis neoplatónicas, cujo enfoque maior se dá no carácter ascensional da alma e seus sentidos. Na concepção neoplatónica assumida (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  3
    SANTOS, Iuri Ribeiro. A Morte como paciência do tempo, na ótica da filosofia de Emmanuel Lévinas. Curitiba, CRV, 2021, 141p. ISBN 978-65-251-0648-9. [REVIEW]Nilo César Batista Silva - 2021 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 2 (1):1-7.
    Resenha do livro SANTOS, Iuri Ribeiro. A Morte como paciência do tempo, na ótica da filosofia de Emmanuel Lévinas. Curitiba, CRV, 2021, 141p. ISBN 978-65-251-0648-9.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  17
    Escritos políticos de Tomás de aquino.Joathas Soares Bello - 2015 - Synesis 7 (1):155-158.
    Resenha dos Escritos políticos de Santo Tomás de Aquino, publicados pela Editora Vozes, que trazem dois textos fundamentais para a compreensão da questão política no Aquinate: as “Questões sobre a lei na Suma Teológica” e o Do reino ou do governo dos príncipes ao rei de Chipre.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  4
    O Mal no mundo: uma breve abordagem filosófica com enfoque em Sto. Agostinho e Spinoza.José Soares das Chagas - 2016 - Perspectivas 1 (1):29-47.
    A problemática clássica do mal na Filosofia. As atitudes teóricas diante da questão. As dificuldades enfrentadas no campo racional quando se apresenta Deus como causa de todas as coisas. Como Santo Agostinho (354-430) justifica a existência do mal a partir da noção de livre-arbítrio e da distinção daquele em ontológico, moral e físico. O confronto entre a concepção calvinista (agostiniana) de Blijenbergh e a de Spinoza (1632-1677) nas cartas do mal. A desantropomorfização de Deus e das noções de "bem" e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  8
    O mal em Eric Weil.Daniel Benevides Soares - 2014 - Griot : Revista de Filosofia 10 (2):124-132.
    O mal ocupa a condição de problema para a filosofia desde a Antiguidade. Passando pelas ponderações dos estóicos e de Santo Agostinho, tratado no contexto da teodiceia por Leibniz, o mal aporta como objeto de preocupação para a moral em Kant. Muito conhecido por sua definição como um kantiano pós-hegeliano, é com Kant, mas indo além dele que Weil trata do mal, pensando-o como formas de violência. Considerada como o outro do sentido e da razão, a violência se manifesta de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  65
    Resenhas v. 4 n. 8.Amauri Carlos Ferreira, Antônio Francisco da Silva, Ivonei Antônio de Oliveira, João Batista Libanio, Lindomar Rocha Mota & Roberlei Panasiewicz - 2006 - Horizonte 4 (8):153-171.
    SENA, Luzia (Org.). Ensino religioso e formação docente . (Religious teaching and teacher qualification) Amauri Carlos Ferreira SANGENIS, Luiz Fernando Conde. Gênese do pensamento único em educação: franciscanismo e jesuitismo na história da educação brasileira. (Genesis of an only thought in education: franciscanism and Jesuitism in the history of Brazilian education) Antônio Francisco da Silva TREVISAN, A. Santo Tomás de Aquino – O Credo: tradução, prefácio, introdução e notas. (Saint Thomas of Aquinas – The Creed: translation, preface, introduction and notes) (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  6
    Racionalidade Comunicativa Como Pressuposto Na Formação Continuada de Gestores de Educação Especial.Allana Ladislau Prederigo, Letícia Soares Fernandes & Mariangela Lima de Almeida - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:212-227.
    O trabalho tem como objetivo geral evidenciar a formação continuada de profissionais da educação a partir das contribuições dos pressupostos habermasianos no tocante à racionalidade comunicativa. Advoga-se acerca da necessidade de pensar novas formas de realizar ações formativas com os profissionais da educação, que os tomem como autores da sua própria prática e sujeitos ativos de conhecimento, por meio da pesquisa-ação colaborativo-crítica e da ação comunicativa de Habermas. Constitui-se como um recorte de um trabalho de conclusão de curso, que teve (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  62
    Organizational and Job Resources on Employees’ Job Insecurity During the First Wave of COVID-19: The Mediating Effect of Work Engagement.Joana Vieira dos Santos, Sónia P. Gonçalves, Isabel S. Silva, Ana Veloso, Rita Moura & Catarina Brandão - 2022 - Frontiers in Psychology 12.
    The world of work has been severely affected by the COVID-19 pandemic due to the high instability observed in the labor market, bringing several new challenges for leaders and employees. The present study aims to analyze the role of organizational and job resources in predicting employees’ job insecurity during the first wave of the COVID-19 outbreak, through the mediating role of work engagement. A sample of 207 Portuguese employees participated, of which 64.7% were women. Data was collected using an online (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  44.  8
    Quine E a teoria da verdade deflacionária.Daniel Ramos do Santos - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (7):01-09.
    O objetivo deste artigo será o de tentar verificar qual a relação de Willard Van Orman Quine com a teoria deflacionária da verdade. Para tanto, começaremos com o exame dos portadores de verdade, com a intenção de saber a opinião de Quine sobre qual, dentre outros, seria o verdadeiro portador ou veículo da verdade, ou seja, saber, segundo Quine, de que dizemos ser verdadeiro ou falso. Reduziremos nosso exame a sentenças e proposições, e uma vez identificado o portador de verdade (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  5
    Être soi-même avec les autres: ipséité et altérité chez Heidegger.Reinan Ramos dos Santos - 2023 - Paris: L'Harmattan.
    Comment Martin Heidegger (1889-1976) a-t-il conçu notre relation avec l'altérité? Il s'agit d'abord de retracer l'apparition de cette question chez Heidegger et la manière dont il a pensé le rapport du soi aux autres à travers une analyse de ses cours de jeunesse. À cette époque, il avance une nouvelle conception du phénomène intersubjectif qui rivalise d'inventivité avec celle de Husserl. Pour Heidegger, l'intersubjectivité n'est pas extérieure, mais constitutive des sujets. Le sujet humain n'est plus compris comme une entité close (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  62
    Belief, Knowledge and Understanding.Frederik Moreira-dos-Santos & Charbel N. El-Hani - 2017 - Science & Education 26 (3-4):215-245.
    This article discusses how to deal with the relations between different cultural perspectives in classrooms, based on a proposal for considering understanding and knowledge as goals of science education, inspired by Dewey’s naturalistic humanism. It thus combines educational and philosophical interests. In educational terms, our concerns relate to how science teachers position themselves in multicultural classrooms. In philosophical terms, we are interested in discussing the relations between belief, understanding, and knowledge under the light of Dewey’s philosophy. We present a synthesis (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  47.  14
    Giovanni Pico della Mirandola, Acerca do Ente e do Uno (De Ente et Uno).Leonel Ribeiro dos Santos & Giovanni Pico Della Mirandola - 2022 - Philosophica: International Journal for the History of Philosophy 30 (1):91-133.
    We propose here the first translation into Portuguese of Giovanni Pico della Mirandola’s small treatise De Ente et Uno (1491). The translation is preceded by a brief presentation in which the work is contextualized within the scope of the thought of its young author and in the Florentine philosophical environment of the end of the Quattrocento. In the aftermath of the controversies between defenders of Plato and defenders of Aristotle, a quarrel brought by Greek and Byzantine intellectuals into Italy, who (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  7
    Is this a violation? Learning and understanding norm violations in online communities.Thiago Freitas dos Santos, Nardine Osman & Marco Schorlemmer - 2024 - Artificial Intelligence 327 (C):104058.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  13
    A natureza da força: Notas sobre O texto latino de in physica II, 1, L. 11-14 de filopono.Evaniel Brás dos Santos - 2017 - Philósophos - Revista de Filosofia 22 (2):125.
    Este artigo apresenta uma exegese do In Physica II, 1, l. 11-14 de Filipono, texto no qual o autor expõe uma compreensão da noção de força como formadora e diretiva da totalidade dos corpos na medida em que os mantém no ser, conferindo, portanto, unidade e ordenação ao cosmo. Nesse contexto, é possível sustentar que a força vinculada com a locomoção natural dos corpos simples tomados em conjunto, o cosmo, é uma anima mundi. Para tanto, a noção de vida, também (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  14
    A noção de educação para a mestria filosófica na patrística e escolástica.Evaniel Brás dos Santos - 2018 - Educação E Filosofia 32 (65).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 994